Reconhecer a capacidade de transformar os saberes e práticas do campo da saúde em conhecimento científico, a partir da interdisciplinaridade dos grupos de pesquisa é o propósito desta obra. Apresentar a interdisciplinaridade como eixo central, nos traz a possibilidade de identificar ferramentas que permitem ampliar a visão sobre a saúde e a doença, e dos seus processos de atenção e cuidado, a partir de diferentes pontos de vista.
Em tempos de inteligência artificial (IA) produzir conhecimento com base ética e responsável se torna um grande desafio. Valorizar a produção do conhecimento que respeite o ciclo das etapas formativas e do amadurecimento acadêmico é sem dúvida uma iniciativa que fortalece à produção, a disseminação e uso da informação a favor do diálogo da obra e o público da comunidade científica.
O livro intitulado Saberes e Práticas em Saúde e a Interdisciplinaridade dos Grupos de Pesquisa apresenta uma coletânea de artigos oriundos das experiências de grupos de pesquisa pertencentes a uma universidade pública multicampi.
